Ajuda:Diretrizes para imagens

From Wikispecies
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Help:Image Guidelines and the translation is 100% complete.

Enviando imagens

Se você tem imagens de espécies e quer mostrá-las no Wikispecies, é bem-vindo a fazê-lo, sujeito às condições abaixo. A Wikimedia Foundation tem um grande repositório de imagens e outros arquivos multimídia, e eles são mantidos no Wikimedia Commons.

Se você é o autor original de suas imagens, você deve estar disposto a liberá-las sob as licenças aceitas pela Wikimedia Commons. Você pode liberar suas imagens sob várias licenças Creative Commons. Se você não for o autor original, precisará garantir que não está infringindo direitos autorais durante a publicação das imagens. Imagens em domínio público, ou imagens lançadas sob a GNU Free Documentation License ou GNU General Public License são permitidas no Wikimedia Commons, bem como algumas licenças Creative Commons. Para uma visão completa do que é permitido e do que não é, verifique Commons:Licensing.

Se você decidiu por uma licença válida, então você pode começar a fazer o upload. Certifique-se de marcar a imagem com a licença apropriada e adicionar detalhes às imagens. Ao adicionar detalhes, pelo menos, forneça o nome latino binomial para a imagem, para que outros usuários possam encontrar suas imagens, e não pode haver equívocos. Se você não tem certeza da classificação, pode marcar a imagem como, por exemplo: "Passer sp. (Esta é uma espécie do gênero Passer, mas não tenho certeza de qual)." Além desta informação vital, você pode adicionar muito mais, como onde a imagem foi tirada, etc.

Uso

Passer domesticus
  • Não adicione nomes vernáculos na seção de legenda da imagem. Isso está de acordo com a política independente de idioma da Wikispecies.Além disso, evite adicionar restaurações artísticas de vida pré-histórica - por exemplo, desenhos de dinossauros - uma vez que estes são frequentemente incorretos ou impossíveis de verificar. Use uma foto de um fóssil apropriado.
  • Em artigos de Gênero e Família, pode-se incluir na legenda uma ligação à espécie exata que é ainda mais útil na identificação da espécie; veja Carcharodon por exemplo.
  • Normalmente, duas imagens são suficientes para uma espécie - um macho, uma fêmea - se aplicável ou disponível.

Adicionar uma imagem a Wikispecies pode ser feito facilmente:

Opção 1

Adicione a imagem ao item do Wikidata sobre o táxon; então adicione {{Image}} como a primeira linha do artigo. Nenhum outro parâmetro é necessário.

Opção 2

  • Coloque sempre a imagem no canto superior direito da página. (No editor estará na primeira linha)
  • Escolha um tamanho apropriado (220px para retrato e 250px para paisagen)
  • Apenas uma imagem por espécie, a menos que a espécie tenha dimorfismo sexual
  • Quando houver mais de uma imagem no Commons, escolha aquela que mostra a maioria dos detalhes.

Coloque a tag de imagem, logo acima do cabeçalho Taxonavigation:

[[File:HouseSparrow23.jpg|thumb|250px|''Passer domesticus'']]

Como alternativa, você também pode usar a predefinição {{Image}} neste caso, no entanto, você precisa deixar todos os parâmetros relacionados à formatação e, ao contrário da "Opção 1" acima, você também deve especificar o nome do arquivo, por exemplo:

{{Image|HouseSparrow23.jpg|''Passer domesticus''}}

Legendas

Observe que todas as legendas de nomes de táxons de gênero ou inferior devem sempre usar itálico, enquanto os nomes de família e superiores nunca devem estar em itálico. O último é verdadeiro para todos os outros nomes também: nomes de autores, nomes de periódicos e repositórios, etc., nunca devem ser colocados em itálico.

Vernacular names section Image Guidelines/pt-br Author Names