Wikispecies:Políticas

From Wikispecies
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikispecies:Policy and the translation is 100% complete.

Esta é uma lista de políticas que todos os editores devem seguir. Falha em segui-las pode resultar em perda do seu privilégio de edição (veja aplicação de políticas para detalhes).

Política de edição

Porque a ciência é um campo de constante mudanças, muitas vezes, pesquisas podem descobrir novas informações, contradizendo visões antigas. Assim sendo, pedimos a editores para:

  • Tenha civilidade
    • Ser rude, insensível ou mesquinho deixa as pessoas chateadas e impede que o Wikiespécies funcionem bem. Tente desencorajar os outros de serem rudes e tenha cuidado para não ofender as pessoas involuntariamente.
  • Evite guerras de edições
    • Uma guerra de edição ocorre quando dois ou mais usuários com visões opostas adicionam continuamente o conteúdo que acreditam ser correto e removem o que consideram incorreto. Os editores são solicitados a resolver disputas e trabalhar para chegar a um acordo ou consenso na página de discussão apropriada. Você pode solicitar um administrador para resolver disputas.
  • Evite ataques pessoais
    • Não faça ataques pessoais em qualquer lugar do Wikiespécies. Comente sobre o conteúdo, não sobre o contribuidor. Ataques pessoais prejudicam a comunidade e impedem os usuários de editar. Ninguém gosta de ser abusado.
  • Aceite que ninguém é dono de nenhum artigo
    • Se você criar ou editar um artigo, saiba que outras pessoas irão editá-lo e, dentro do razoável, você não deve impedi-los de fazê-lo.
  • Não apague o material das páginas de discussão
    • Manter as edições nas páginas de discussão é importante para referência futura. Se uma página de discussão aumentar de tamanho e, portanto, se tornar menos legível, por favor arquivo o material antigo em vez de excluí-lo.

Política de eliminação

Os artigos que atenderam a uma ou mais das seguintes categorias podem ser excluídos se:

  • Página sem sentido
    • Páginas que não pertencem a este projeto são definidas na página O que Wikiespécies não é. Essas contribuições incluem (mas não estão limitadas a) artigos contendo apenas texto, ou seja, sem navegação taxonômica, que deve fazer parte da Wikipédia e será excluída imediatamente.
  • Sintaxe errada ou taxonomia ausente
    • Contribuições com sintaxe errada, taxonomia errada ou ausente, etc. serão marcadas com {{NSF}} e serão excluídas após 15 dias se não forem corrigidas/discutidas.
  • Violação de direitos autorais
    • É contra as leis de direitos autorais copiar o conteúdo de um site para o Wikiespécies, a menos que o site forneça explicitamente uma licença de direitos autorais que o permita. Os editores devem verificar se a licença de um site é compatível com a licença do Wikiespécies antes de copiá-lo.
  • Página de discussão órfã
    • Se a página de discussão de um artigo existe, mas a própria página do artigo é excluída, a página de discussão é considerada "órfã" e pode ser excluída imediatamente.

Nota: Contribuições com a formatação errada devem ser corrigidas o mais rápido possível, mas normalmente NÃO serão excluídas, a menos que o erro de formatação torne o texto completa e irreparavelmente incoerente.

Edição paga

Por consenso, a comunidade Wikiespécies não exige nenhuma divulgação de contribuições pagas de seus contribuidores.

Administradores etc

Veja:

Aplicação da política

No caso de editores que se comportam mal, essa política pode ser aplicada para manter a comunidade em boas condições.

Aviso

  • Isso não é obrigatório, mas geralmente a primeira etapa para lembrar educadamente os editores de se comportarem de maneira adequada. Um aviso inicial pode ser seguido por outro se o editor persistir em não seguir as políticas e diretrizes do Wikiespécies.

Bloqueio

  • Os usuários terão seus privilégios de edição removidos por um período de tempo (ou indefinidamente), conforme determinado por um administrador. Os editores bloqueados ainda são capazes de acessar e visualizar o Wikiespécies, mas não podem fazer qualquer alteração. Não é necessário que os editores recebam um aviso antes de um bloqueio se o administrador acreditar que haja uma indicação clara de que o editor está perturbando.
  • Embora seja uma ação bastante comum ao lidar com vandalismo recorrente por usuários registrados e logados, observe que os endereços IP (usados ​​por usuários não logados) raramente são bloqueados indefinidamente. Muitos endereços IP são atribuídos dinamicamente e mudam frequentemente de uma pessoa para outra, e até mesmo endereços IP estáticos são reatribuídos periodicamente ou têm usuários diferentes. Em casos de vandalismo de longo prazo de um endereço IP, são considerados bloqueios por um período de meses ou anos. Os bloqueios de longo prazo nunca são usados ​​para incidentes isolados, independentemente da natureza da violação da política. Os endereços IP usados ​​por vândalos, fantoches e pessoas que fazem ameaças legais nunca são bloqueados por longos períodos, a menos que haja evidências de que o endereço IP foi usado pelo mesmo usuário por um longo tempo. Tal evidência só pode ser obtida por um verificador. Uma investigação do verificador é apenas o último recurso para casos difíceis e as solicitações podem ser feitas aqui.
  • Proxies abertos são geralmente relatados aos stewards e bloqueados globalmente pelo período de tempo em que provavelmente permanecerá o mesmo endereço IP, o que na maioria dos casos é de apenas alguns meses. Os pedidos de desbloqueio global de tais endereços IP podem ser feitos através da mesma página de stewards da Meta-Wiki mencionada acima.

Quando não bloquear

É importante lembrar que os bloqueios não devem ser punitivos. Bloqueios não devem ser usados:

  1. em retaliação contra usuários;
  2. para desacreditar outros usuários;
  3. onde não há problema de conduta atual que preocupa.