Talk:Mauritia flexuosa

From Wikispecies
Jump to navigation Jump to search

Saved from main page BURITI

Nome popular: Buriti; coqueiro-buriti; palmeira-do-brejo; miriti

Nome científico: Mauritia flexuosa L

Família botânica: Palmae

Origem: Brasil - Regiões brejosas de várias formações vegetais.

Características morfológicas: Altura de 20 a 30 m; Tronco de 30 a 50 cm de diâmetro. Folhas de número de 20 a 30, de 3 a 5 m de comprimento por 2 a 3 m de largura. Cachos de 2 a 3 m de comprimento, chegando a pesar 500 kg cada.

Informações ecológicas: Planta perenifólia, heliófita e higrófita, encontrada em várias formações vegetais, porém invarialvelmente em áreas brejosas ou permanentemente inundadas. É particularmente frequente nas baixadas úmidas de áreas de cerrado do Brasil Central, em agrupamentos quase homogêneos, conhecidos como Veredas de Buritizais. Produz grande quantidade de frutos, chegando a produzir cerca de 3 toneladas de côcos que são avidamente consumidos por diversos animais.


Utilidade antrópica:[edit]

Na construção: A madeira, leve e de fácil trabalhabilidade, é empregada para construções rurais e ranchos rústicos; o tronco rachado ao meio é muito utilizado na construção de calhas para bicas d'água; as folhas são usadas para a cobertura de telhados e seus talos são usados para a fabricação de móveis domésticos, como mesas, cadeiras e camas. A arvore também é utilizada na ornamentação, desde que em lugares úmidos.

No artesanato: Suas folhas são usadas para produção de esteiras, peneiras, móbiles. Os talos da folhas são usados para produção de esculturas e suas fibras para tecer redes de dormir. Os cocos escamosos são usados para ornamentação de arranjos florais.

Na alimentação: A incisão da inflorescência, antes de desabrocharem as flores, fornece um líquido adocicado que fermentado se transforma no "vinho de buriti", podendo este ser preparado também do mesocarpo do fruto, donde se fabrica o famoso doce de buriti, além do óloe comestível que esta polpa é capaz de produzir. A medula do tronco fornece uma fécula semelhante ao sagú.

Fenologia: Floresce durante quase o ano inteiro, porém com maior intensidade nos meses de dezembro a abril. A maturação dos frutos verifica-se principalmente nos meses de dezembro a julho.

Buriti na língua indígena significa "a árvore que emite líquidos" ou "a árvore da vida". Considerada sagrada pelos índios por dela se fazer tudo o que é necessário para a sobrevivência, a casa, os objetos e a alimentação.


Fonte: Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia Bibliografia consultada: Árvores Brasileiras - Harri Lorenzi - pg. 281 PIMENTEL GOMES - Fruticultura Brasileira - Livraria Nobel S/A - São Paulo -SP