Shortcut: WS:BOT

Wikiespécies:Bot

From Wikispecies
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikispecies:Bot and the translation is 98% complete.

O termo bot (uma abreviação de robô no inglês) se refere a um script que modifica o conteúdo da Wikiespécies com algum grau de automação, seja totalmente automatizado ou auxilia um colaborador humano de alguma forma. Esta política se aplica a qualquer processo. O uso de ferramentas para auxiliar em tarefas repetitivas, como reverter o vandalismo, é denominado edição assistida e geralmente não é considerado operação de um bot. Algumas ferramentas de software também podem ser excluídas da definição do bot para serem consideradas edição assistida. As ferramentas atualmente excluídas são: AWB (AutoWikiBrowser) e JWB (JavaScriptWikiBrowser), que é uma versão web do AWB. Essas ferramentas precisam da aprovação do usuário para concluir cada edição e podem ser usadas em um modo automático (salvamento automático) apenas com uma conta de bot. Observe que se você estiver usando esses programas regularmente para fazer mais de 20 edições por minuto, é altamente recomendável abrir uma conta de bot.

Se você está solicitando a aprovação de um bot, vá para Wikispecies:Bots/Requests for approval.

Contas de bot

Os contribuidores devem criar uma conta separada para operar um bot. O nome da conta deve identificar o operador e deixar clara a natureza da conta, incorporando a palavra "bot". Ferramentas não consideradas bots não requerem uma conta separada.

As contribuições de uma conta bot permanecem sob a responsabilidade de seu operador. Em particular, o operador do bot é responsável pela reparação de qualquer dano causado por um bot que opere incorretamente. Todas as políticas se aplicam a uma conta de bot da mesma forma que a qualquer outra conta de usuário. As contas bot são consideradas contas alternativas de seu operador para os fins da política de conta do usuário.

Contas de bot não devem ser usadas para contribuições que não se enquadrem no escopo das tarefas designadas do bot. Em particular, os operadores de bot não devem usar uma conta de bot para responder a mensagens relacionadas a essa conta de bot. Os operadores de bot podem desejar redirecionar a página de discussão de uma conta de bot para a sua própria página.

Aprovação

Os bots devem ser aprovados antes de poderem operar. Os contribuidores podem realizar testes limitados de processos de bot sem aprovação, desde que as edições de teste sejam de número muito baixo. Essas edições de teste podem ser feitas por qualquer burocrata ou estender a operação de um bot, eles devem garantir que o façam em conformidade com esta política. Pequenas mudanças, por exemplo, para melhorar a operação de uma tarefa específica, provavelmente não serão um problema, mas mudanças maiores não devem ser implementadas sem alguma discussão. Tarefas completamente novas geralmente requerem uma solicitação de aprovação separada. Os operadores de bot podem desejar criar uma conta de bot separada para cada tarefa.

Requisitos

Para que um bot seja aprovado, seu operador deve demonstrar que:

  • é inofensivo
  • é útil
  • não consome recursos desnecessários
  • executa apenas tarefas para as quais há consenso
  • adere às políticas e diretrizes relevantes.

A página de usuário da conta do bot deve identificar o bot como tal, usando a tag {{Bot}}. As seguintes informações devem ser fornecidas, ou vinculadas, tanto na página de usuário da conta do bot como na solicitação de aprovação:

  • Os detalhes da tarefa do bot, ou tarefas
  • Se o bot é assistido manualmente, ou executa-se automaticamente
  • Quando opera (de forma contínua, intermitente ou em intervalos especificados) e a que taxa
  • O idioma e/ou programa que executa

Embora o desempenho não seja geralmente um problema, os operadores de bot devem reconhecer que um bot que faz muitos pedidos ou editando em alta velocidade tem um efeito muito maior que o contribuinte médio. Os operadores devem ter cuidado para não fazer pedidos Web desnecessários e serem conservadores na velocidade de edição. Os Desenvolvedores informarão a comunidade se surgirem problemas de desempenho de qualquer importância e, em tais situações, seus conselhos devem ser seguidos.

  • Bots em períodos de teste e bots aprovados que executem todas as tarefas, exceto as mais triviais ou urgentes, devem ser executados a uma taxa que permita a revisão de suas edições quando necessário.
  • Os bots não relacionados devem editar mais lentamente do que os bots sinalizados, pois suas edições são visíveis nas listas de vigilância dos usuários.
  • A urgência de uma tarefa deve-se considerar sempre; tarefas que não precisam ser completadas rapidamente (por exemplo, a mudança de nome das categorias) pode e deve levar-se a cabo a um ritmo mais lento que os que o fazem (por exemplo, revertendo vandalismo).
  • A velocidade de edição dos bots automáticos deve ser regulada de alguma forma; sujeito à aprovação, os bots que executam tarefas não urgentes podem editar aproximadamente uma vez a cada cinco segundos, enquanto os bots que executam tarefas mais urgentes podem editar aproximadamente uma vez a cada dois segundos. A edição assistida com um curto período de atividade pode editar a uma taxa de até 50 edições por minuto.
  • A edição de bots em alta velocidade deve operar mais lentamente durante os horários de pico (12:00 – 04:00 UTC: 09:00 – 01:00 BRT) e dias (meio da semana, especialmente quartas e quintas-feiras) do que durante os horários mais silenciosos (fins de semana).
  • A velocidade de edição dos bots também pode ser ajustada com base no atraso do servidor de banco de dados escravo; isso permite que os bots editem mais rapidamente durante os períodos de silêncio, enquanto diminuem consideravelmente quando a carga do servidor é alta. Isto se pode conseguir acrescentando um parâmetro adicional para a corrente de consulta da cada URL solicitada; ver mw:Special:MyLanguage/Manual:Maxlag parameter para mais detalhes.

Lidando com problemas

Se você notou um problema com um bot, ou tem uma reclamação ou sugestão a fazer, você deve entrar em contato com o operador do bot. Se o bot estiver causando um problema significativo e você sentir que uma discussão mais urgente é necessária, você também pode deixar uma mensagem em Wikispecies:Village Pump, indicando onde você notificou o operador do bot.

Os administradores podem bloquear contas bot que operam sem autorização, operam de uma maneira não especificada em sua solicitação de aprovação, ou operar na contramão dos termos de sua aprovação (por exemplo, mediante a edição demasiado rápida). Um bloqueio também pode ser emitido se um processo de bot operar sem estar conectado a uma conta ou conectado a uma conta diferente da sua.

See also