Talk:Rolf Grantsau

From Wikispecies
Jump to navigation Jump to search

Rolf Grantsau nasceu em 25 de março de 1928, em Kiel, Alemanha. Desde criança já era um apaixonado pela natureza e uma das formas de manifestar essa paixão era desenhando animais, desenvolvendo desde muito cedo uma incomum habilidade nessa técnica.


Em 1957 casou-se com Ilse e teve dois filhos: Marion e Ingo. Em 1962 veio para o Brasil com o objetivo maior de realizar o sonho que tinha desde a infância: observar em seu ambiente natural e estudar em detalhes os beija-flores, o grupo de animais pelo qual sempre teve maior admiração.


Rigoroso cientista, manteve sempre estreito contato com instituições como o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Instituto Butantan, e também com instituições internacionais que visitou, com o objetivo de conhecer o material lá depositado e assim poder dar a seus trabalhos a adequada precisão.


Indagado sobre quantos desenhos fez em sua vida não soube sequer estimar isto, e certamente não terá ânimo para fazê-lo, tão árdua seria essa tarefa! De fato, os que o visitam, podem constatar sua versatilidade em retratar em diversas técnicas, gravuras de variados grupos de seres vivos: aves, mamíferos, plantas carnívoras, orquídeas, peixes, serpentes, conchas, insetos, crustáceos... E, não bastassem esses, impecáveis em sua precisão técnica, as paredes de sua casa se ornamentam com outros, retratos artísticos de outros bichos e cenas da vida indígena.


Essa grande habilidade pelo desenho se constata em obras de sua autoria como em Os Beija-Flores do Brasil, As Cobras Venenosas do Brasil, ou para as quais contribuiu com gravuras, com em Primatas do Brasil. Alem destas, foi responsável pela ilustração científica em inumeráveis artigos e monografias de diversos cientistas.


Reconhecido no meio científico, já em 1964 era tido pelo cientista alemão Erwin Stresemann como exímio ornitólogo. Recebeu o título de Associado Honorário do Centro de Estudos Ornitológicos e o de Membro Honorário do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos – CBRO e da Hummingbird Society. Seu ecletismo científico se constata nas homenagens que recebeu na descrição de três espécies: Drosera grantsaui, uma planta carnívora, Gnomidolon grantsaui, um besouro e Formicivora grantsaui, um pássaro.


Participou de duas expedições científicas brasileiras à Antártida, onde teve a oportunidade de documentar em fotografias e gravuras uma infinidade de seres vivos daquele continente. Todo esse material, organizado e sistematizado em chaves de identificação, constituíram um livro, pronto para publicação.


Atualmente tem dedicado praticamente todas suas horas de trabalho à elaboração do Guia Completo das Aves do Brasil, onde utiliza uma nova técnica de retratação das espécies. Partindo de fotografias dos espécimes taxidermizados de museu, procede a sua fotomontagem, fazendo aqui e ali retoques com desenhos no próprio computador, dando assim, um resultado final de absoluta fidelidade.


Naturalista completo, Rolf Grantsau sabe tratar a biodiversidade com todo o rigor científico, mas sem deixar de dosar nesse tratamento a visão artística que tem dela, e assim, manter-se fiel ao deslumbramento que sempre teve com sua contemplação.


[texto de apresentação de Rolf Grantsau no Avistar 2007, no qual foi homenageado] Fonte: http://www.cbro.org.br/CBRO/grantsau.htm